Dicas práticas de português- Falando melhor.


 



No verbo namorar não existe preposição.
Então o correto a dizer é: Estou namorando " o " Rogério. E não: Estou namorando com o Rogerio.

 

 

O correto é TV em cores e não a cores

 

 

O correto é dizer: trezentos gramas ao invés de trezentas gramas

 

 

O correto é Dizer maior de idade ou menor de idade ou ainda menor ou maior e não “dimenor, dimaior”

 

 

Quando um pronome pessoal vier acompanhado de um verbo usa-se eu e não mim. Ex. para eu fazer, para eu ir. Etc.

 

 

O correto é meio dia e meia.

 

 

Depois de preposição devemos usar o pronome oblíquo, a não ser que este tenha função de sujeito. Ex: o correto é: entre mim e você e não entre eu e você.

 

 

Mulher diz: muito obrigada, homem diz Muito obrigado.

 

 

Não existe a palavra menas.

 

 

A palavra meia se refere a numeral, metade e não a pessoa. Então não pode-se dizer: meia cansada.

 

 

Pessoas suam e sinos soam.

 

 

Flagrante: pego no ato do delito, Fragrante: Perfumado.rs.

 

 

Mortadela e não “mortandela”

 

 

Privilégio e não previlégio.

 

 

O correto é “eu o vi” em vez de “eu vi ele” .

Nenhum comentário:

© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo